O Sisu 2023, Sistema de Seleção Unificada é um programa criado pelo Ministério da Educação para democratizar o ingresso ao Ensino Superior, isso porque é a porta de entrada para as universidades públicas do país.

Sisu 2023
Sisu 2023

Nesse contexto, a seleção é feita por meio de notas obtidas no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, do ano anterior. É ainda feito de forma gratuita e as inscrições abrem duas vezes por ano, tradicionalmente em janeiro e em junho.

Confira: Senac 2023

Sisu 2023: Quem pode participar? 

O Sisu é a entrada para o Ensino Superior e, por isso, os pré requisitos para acessá-lo é ter concluído o Ensino Médio, ser maior de 18 anos ou completá-lo até o momento da matrícula na Universidade e ter feito o Enem.

Nesse último critério é necessário que o aluno tenha tirado uma média igual ou maior que 450 pontos, quando considerado as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias e, ainda, não ter zerado, em hipótese alguma, a redação.

Sisu 2023: Inscrição 

O processo é simples e gratuito, o passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse a página oficial do Sisu na internet
  2. Digite o número de inscrição do Enem, o seu CPF e a senha cadastrada
  3. Preencha com seus dados pessoais
  4. Defina, nas duas opções disponíveis, qual o curso e a faculdade que deseja ingressar
  5. Conclua a inscrição

A partir daí, o processo é simples. Você pode atualizar, durante os três dias que as inscrições estiverem abertas, a sua opção de curso e faculdade, acompanhando as notas de corte, isso é, notas mínimas que tendem a garantir o acesso à aquele curso.

Lembrando que as notas de corte são apenas a base e devem ser levadas em consideração junto com o número de vagas e o número de candidatos, por isso a importância de ficar atento as atualizações.

Sisu 2023: Cursos

São três as modalidades de cursos com o ingresso por meio do Sisu 2023. São elas:

  • Bacharelado

Destinado à formação de profissionais gerais com amplo conhecimento na profissão.

Duração: 3 a 6 anos

  • Licenciatura

A base é semelhante ao bacharelado, porém, a licenciatura tem matérias mais direcionadas e focadas no ensino pedagógico, já que é responsável por formar professores atuantes na educação básica.

Duração: 4 anos

  • Tecnólogo

O curso é mais objetivo e direcionado que os outros, sendo bem específicos, sobretudo para quem deseja se aprofundar na área.

Duração: 2 a 3 anos

Sisu 2023: Resultado 

O resultado é divulgado no site oficial do Sisu e as primeiras vagas ficam com as maiores notas e assim ocorre até que as vagas seja preenchida por completo.

Em seguida, há a possibilidade de lista de espera, a qual faz referência as vagas indeferidas pelos alunos. Porém, para ter acesso a elas, o aluno, logo após a divulgação do resultado principal, deve optar por ficar na lista de apenas um curso, para evitar duplas classificações.

Assim, durante o próximo mês, as faculdades soltam em seus sites oficiais a reclassificação da lista de espera, sendo uma oportunidade para o ingresso mesmo que o aluno tenha ficado abaixo da nota de corte.

Sisu 2023: Critério de desempate

Caso haja empate entre as notas dos concorrentes, o desempate é feito mediante os seguintes critérios:

  • Maior nota obtida na prova de redação
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens e suas tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias

Atente se ao prazo de inscrição do Sisu 2023 e não deixe de fazer a prova. Você pode entrar no curso dos seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.