O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com os Institutos Federais e as Secretarias Estaduais de Educação para medir o nível de habilidade dos estudantes que não fizeram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio de modo tradicional. Nesse sentido, o MEC oferece ainda materiais de preparo para a prova, como o Simulado Encceja 2023.

Simulado Encceja 2023
Simulado Encceja 2023

Todo o processo do Encceja é gratuito e, por meio do sucesso obtido nas provas, o aluno pode passar para o próximo nível de aprendizado, sendo ele o nível médio ou superior. Nesse sentido, é preciso que o aluno obtenha uma nota média para sua aprovação e, por isso, a preparação por meio do Simulado Encceja 2023 é indispensável e gratuita.

Confira: Prova Encceja 2023

Simulado Encceja 2023: Pré requisitos 

Para a realização da prova há alguns pré-requisitos essenciais, os quais são divididos em dois casos específicos, como:

  • Encceja para o Ensino Fundamental

Nessa modalidade, o aluno deve ter, no mínimo, quinze anos, desde que completos até a data da prova em questão.

  • Encceja para o Ensino Médio

Nessa modalidade, o aluno deve ter, no mínimo, dezoito anos, desde que completos até a data da prova em questão.

Simulado Encceja 2023: Prova 

A prova do Encceja tem como objetivo também democratizar o conhecimento e, por isso, é divida em quatro categorias e todas elas com conteúdos específicos, como mostrado a seguir:

  • Encceja Nacional:  Para estudantes brasileiros que residem no país de origem.
  • Encceja Nacional PPL: Para pessoas privadas de liberdade ou em regime socioeducativo que residem no país de origem.
  • Encceja Exterior: Para estudantes brasileiros que NÃO residem no país de origem.
  • Encceja Exterior PPL: Para pessoas privadas de liberdade ou em regime socioeducativo que NÃO residem no país de origem.

Simulado Encceja 2023

O simulado tem como objetivo preparar o aluno para a prova, não só abordando, com clareza, os conteúdos fiéis aos cobrados em prova e o modo de como esses são exigidos dos candidatos, assim como o tempo de duração da prova.

Por isso, é importante ficar atento a essas questões e treinar o máximo possível. Tudo isso favorece a autoconfiança do aluno, fator indispensável para bons resultados.

Os simulados são compostos, tradicionalmente, por trinta questões e uma redação, exatamente como na prova e, abordam ainda, os conteúdos básicos de forma prática, como é no dia a dia.

Nesse sentido, são duas as variedades do Simulado:

  • Simulado para o Ensino Fundamental

Conteúdos abordados: Língua Estrangeira e Língua Inglesa, Artes, Educação Física, Ciências Naturais, Matemática, História e Geografia.

  • Simulado para o Ensino Médio

Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia – História – Sociologia – Filosofia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias ( Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Artes e Educação física.)

Simulado Encceja: Extra

A fim de garantir ainda mais o sucesso dos alunos no exame, o governo proporciona além do simulado, um material de estudo específico, o qual pode ser mediado por um professor e, assim, tem uma linguagem própria para o ensino ou, ainda, estudado exclusivamente pelo aluno.

Assim, são dos modelos disponíveis no site oficial do Ministério da Educação e são divididos em:

  1. Material destinado ao professor: 1 Apostila Introdutória + 4 apostilas com orientações para professores.
  2. Material destinado ao aluno: 1 Apostila Introdutória + 4 apostilas destinadas a alunos do nível Fundamental.
  3. Material destinado ao aluno: 1 Apostila Introdutória + 4 apostilas destinadas a alunos do nível Médio.

Observação

É válido ressaltar ainda que, a prova do Encceja ocorre quatro vezes no ano e, o prazo de inscrição tem duração de, aproximadamente, dez dias. Por isso, fique atento as redes sociais do Ministério da Educação e ao site oficial para não perder essa oportunidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.