Processo educacional voltado a inserção de estudantes de baixa renda nas redes particulares de ensino superior, por meio do financiamento das mensalidades, o Fies, Fundo de Investimento Estudantil é um programa essencial na democratização do ensino. O processo de Seleção Fies 2023 é gratuito e tem como base a nota obtida no Enem.

Seleção Fies 2023
Seleção Fies 2023

O processo ocorrer duas vezes por ano, no mês de Janeiro e no mês de Julho e distribui cerca de 200 mil vagas a cada período, em centenas de universidades, as quais abrangem todos os estados do país. Nesse sentido, a Seleção Fies 2023 é dividida em Inscrição, pré-seleção, resultado, matricula na instituição de ensino e, por fim, efetivação do financiamento no banco em questão.

Veja: Pré – Inscrição FIES 2023

Seleção Fies 2023:  Pré-requisitos para se candidatar 

O processo é gratuito, porém há alguns pré-requisitos para fazer parte, como por exemplo:

  • Ter realizado o ENEM a partir de 2010 (É usado a maior nota de todas as edições já feitas.)
  • Ter obtido como média das provas objetivas ( Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.), no mínimo, 450 pontos.
  • Não ter zerado, sob nenhuma hipótese, a redação do ENEM.
  • No caso do FIES: Renda per capita de até 3 salários mínimos.
  • No caso do P-Fies: Renda per capita de, no máximo, 5 salários mínimos.

É importante ressaltar que, o Fies atribui juros zero ao financiamento mensal, porém, semestralmente, quando ocorre o processo de aditamento, isso é, renovação do contrato por mais um período, há uma cobrança de juros.

Já na modalidade P-Fies há a incidência mensal de juros, a qual é decidida diretamente pelo banco que faz o financiamento.

Seleção Fies 2023: Inscrição e Pré seleção

A Inscrição é feita via site oficial do Fies, por meio dos dados pessoais e escolares do aluno e dos dados socioeconômicos do estudante e da família.

O estudante opta pelo curso desejado e, ainda, tem a possibilidade de escolher três universidades para concorrer, desde que estejam dentro de um mesma localidade, por exemplo, em cidades próximas.

O processo tem como base a nota de corte do Enem, isso é, a nota é a média de todos os candidatos inscritos e, assim, há maiores possibilidades de ser selecionado quem tem uma nota maior que a de corte.

Porém, o processo tem uma longa lista de espera e ocorrem diversas desistências, assim, estudantes com notas menores que o corte, podem sim ser pré-selecionados.

Seleção Fies 2023

O resultado, nesse processo, recebe o nome de pré-seleção. Assim, o aluno, ao conferir individualmente no site sua colocação, quando aprovado, aparece na tela pré-selecionado.

Em seguida, ele deve clicar em “Complementar Inscrição”. Nessa, o MEC pede algumas informações adicionais, como o nome do fiador, quando necessário, entre outros dados.

A partir daí, o aluno tem, aproximadamente, 10 dias para comparecer a CPSA, Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, da Universidade escolhida portando os documentos indicados para conferência.

Seleção Fies 2023: Contratação 

Após verificado os documentos na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da Universidade, o aluno recebe a DRI, o Documento de Regularidade da Inscrição e, assim está apto a comparecer no banco.

Para efetivar a contratação é preciso os seguintes documentos:

  • Documentos de identificação com foto, do estudante e de cada membro do grupo familiar

Exemplo: Carteira de Identidade, Carteira de motorista, Carteira de trabalho, Passaporte;

  • Comprovante de residência ( Conta de água, luz)

Em caso do comprovante estar no nome de terceiros, como por exemplo no nome do pai ou da mãe do aluno, é preciso fazer uma declaração a próprio punho com o local onde reside e autenticar no cartório.

  • Comprovante de rendimento ( Imposto de Renda, em caso de autônomos e Extrato bancários dos últimos três meses em caso de assalariado ou aposentado.)

Fique atento aos prazos de inscrição, seleção e contratação do fies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.