Programa do governo destinado ao ingresso de estudantes no ensino Superior Privado do país, o FIES, Fundo de Investimento Estudantil, tem como objetivo democratizar o acesso à educação por meio do financiamento das mensalidades. Nesse quadro, o processo de inscrição é gratuito, assim como o Resultado FIES 2023.

Resultado FIES 2023
Resultado FIES 2023

O processo tem como base a nota obtida no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e se dá por meio de quatro etapas: Inscrição, Pré-seleção, Complementação da Inscrição e, por fim, Resultado FIES 2023.

Veja: Aditamento Fies 2023 

Pré-requisitos 

Há alguns pré-requisitos essenciais para que o aluno se enquadre ao programa. São eles:

  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos em todas as provas objetivas do Enem. ( Ciências Humanas/ Ciências da Natureza/ Linguagens/ Matemática)
  • Não ter zerado, sob nenhuma hipótese, a redação.
  • Não ter usado, em nenhum momento da vida acadêmica, o FIES.
  • No caso da modalidade FIES: Ter renda per capita familiar de, no máximo, três salários mínimos.
  • Na modalidade P-Fies: Ter renda per capita familiar de, no máximo, cinco salários mínimos.

Resultado FIES 2023: Inscrições

As inscrições devem ser feitas por meio do site oficial do Fies e duram, aproximadamente,5 dias.

No processo, deve ser apresentado as informações pessoais do aluno, o preenchimento do formulário socioeconômico e, por fim, a escolha do curso e das consequentes universidades, as quais podem ser até três, de acordo com a região escolhida.

A pré-classificação do aluno se dá pela nota de corte. Isso é, a nota média do curso, tendo como base todas as notas dos concorrentes. Assim, os primeiros classificados tendem a ter a nota maior que a nota de corte.

Porém, mesmo que a nota fique abaixo do corte há a possibilidade de classificação, visto que há desistências por diversos motivos, como erros nos documentos, por exemplo.

Resultado FIES 2023

O resultado do processo sai, aproximadamente, uma semana depois da conclusão das inscrições e recebe o nome de Pré-seleção.

O resultado é individual e é necessário conferir, diariamente na página do Fies se o candidato foi ou não pre selecionado.

Nesse sentido, o Resultado fica em aberto durante um mês, isso é, como ocorre muitos casos de desistência, as vagas que não são preenchidas são direcionadas para o próximo candidato e, por isso, as chances de aprovação são ainda maiores do que em processos como o SISU e como o PROUNI, tudo isso somado ao número de vagas que, anualmente, chegam a até 100 mil.

Resultado FIES 2023: Complementar pré inscrição

Após a pré-seleção, o candidato deve complementar sua inscrição, incluindo os dados do fiador, quando necessário e os outros dados econômicos seus e dos membros familiares.

Em seguida, deve comparecer a CPSA da instituição de ensino em questão com os seguintes documentos presentes:

Após a conferência dos documentos, o aluno recebe a DRI, Documento de Regularidade da Inscrição, o qual deve ser levado ao banco e apresentado pelo aluno, junto com os outros documentos pessoais.

  • Documentos de identificação

Aqui, os documentos precisam ter fotos atuais e, ainda, são necessários os documentos de todos os membros do grupo familiar. E podem ser usados Carteira de Identidade, Carteira de trabalho, Passaporte e Carteira de motorista.

  • Comprovante de residência

Nessa opção, podem ser usados como comprovantes, as contas de luz, água, telefone ou até mesmo o boleto de cartão de crédito. É válido lembrar que, caso o comprovante não esteja no nome do aluno como  no nome dos pais, é preciso criar uma declaração feita a próprio punho com o local onde reside e, nesse caso,  autenticar no cartório.

  • Comprovante de rendimento

Em caso de assalariados ou aposentados, o comprovante usado é o contracheque dos últimos três meses. Além disso, em caso de autônomos, o comprovante usado pode ser o Imposto de Renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.