Programa do governo destinado ao ingresso de estudantes no ensino Superior Privado do país, o FIES, Fundo de Investimento Estudantil, tem como objetivo democratizar o acesso à educação por meio do financiamento das mensalidades. Nesse quadro, o processo de inscrição é gratuito, assim como o Resultado FIES 2023.

O processo tem como base a nota obtida no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e se dá por meio de quatro etapas: Inscrição, Pré-seleção, Complementação da Inscrição e, por fim, Resultado FIES 2023.
Veja: Aditamento Fies 2023
Pré-requisitos
Há alguns pré-requisitos essenciais para que o aluno se enquadre ao programa. São eles:
- Ter obtido nota mínima de 450 pontos em todas as provas objetivas do Enem. ( Ciências Humanas/ Ciências da Natureza/ Linguagens/ Matemática)
- Não ter zerado, sob nenhuma hipótese, a redação.
- Não ter usado, em nenhum momento da vida acadêmica, o FIES.
- No caso da modalidade FIES: Ter renda per capita familiar de, no máximo, três salários mínimos.
- Na modalidade P-Fies: Ter renda per capita familiar de, no máximo, cinco salários mínimos.
Resultado FIES 2023: Inscrições
As inscrições devem ser feitas por meio do site oficial do Fies e duram, aproximadamente,5 dias.
No processo, deve ser apresentado as informações pessoais do aluno, o preenchimento do formulário socioeconômico e, por fim, a escolha do curso e das consequentes universidades, as quais podem ser até três, de acordo com a região escolhida.
A pré-classificação do aluno se dá pela nota de corte. Isso é, a nota média do curso, tendo como base todas as notas dos concorrentes. Assim, os primeiros classificados tendem a ter a nota maior que a nota de corte.
Porém, mesmo que a nota fique abaixo do corte há a possibilidade de classificação, visto que há desistências por diversos motivos, como erros nos documentos, por exemplo.
Resultado FIES 2023
O resultado do processo sai, aproximadamente, uma semana depois da conclusão das inscrições e recebe o nome de Pré-seleção.
O resultado é individual e é necessário conferir, diariamente na página do Fies se o candidato foi ou não pre selecionado.
Nesse sentido, o Resultado fica em aberto durante um mês, isso é, como ocorre muitos casos de desistência, as vagas que não são preenchidas são direcionadas para o próximo candidato e, por isso, as chances de aprovação são ainda maiores do que em processos como o SISU e como o PROUNI, tudo isso somado ao número de vagas que, anualmente, chegam a até 100 mil.
Resultado FIES 2023: Complementar pré inscrição
Após a pré-seleção, o candidato deve complementar sua inscrição, incluindo os dados do fiador, quando necessário e os outros dados econômicos seus e dos membros familiares.
Em seguida, deve comparecer a CPSA da instituição de ensino em questão com os seguintes documentos presentes:
Após a conferência dos documentos, o aluno recebe a DRI, Documento de Regularidade da Inscrição, o qual deve ser levado ao banco e apresentado pelo aluno, junto com os outros documentos pessoais.
- Documentos de identificação
Aqui, os documentos precisam ter fotos atuais e, ainda, são necessários os documentos de todos os membros do grupo familiar. E podem ser usados Carteira de Identidade, Carteira de trabalho, Passaporte e Carteira de motorista.
- Comprovante de residência
Nessa opção, podem ser usados como comprovantes, as contas de luz, água, telefone ou até mesmo o boleto de cartão de crédito. É válido lembrar que, caso o comprovante não esteja no nome do aluno como no nome dos pais, é preciso criar uma declaração feita a próprio punho com o local onde reside e, nesse caso, autenticar no cartório.
- Comprovante de rendimento
Em caso de assalariados ou aposentados, o comprovante usado é o contracheque dos últimos três meses. Além disso, em caso de autônomos, o comprovante usado pode ser o Imposto de Renda.