O Prouni 2023,  Programa Universidade Para Todos, é uma das formas de ingresso ao Ensino Superior, criado pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso. É exclusivamente destinado à entrada em Instituições privadas com bolsas totais ou parciais.

Prouni 2023
Prouni 2023

A seleção para o Prouni 2023 é feita mediante nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. E, assim como o SISU, o candidato escolhe qual universidade ele quer concorrer e qual curso deseja fazer, a partir daí, mediante uma nota de corte, é decidido se ele é selecionado ou não.

Confira: Fatec 2023

Prouni 2023: Quem pode concorrer?

O programa é destinado a estudantes que ainda não obtém o Ensino Superior e para professores da rede pública em exercício, os quais mesmo tendo uma graduação, concorrem, de igual para igual, com os outros alunos.

Além disso, todos devem ter feito o Enem, sem ser na condição de treineiro, e tirado, no mínimo, 450 pontos nas quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

E, também, não pode ter zerado, de forma alguma, a redação.

Nesse contexto, há, ainda, um pré requisito socioeconômico exigido:  O aluno deverá ter feito o ensino médio completo em escola pública ou escola particular, desde que com bolsa parcial ou integral.

Inscrição

A inscrição é feita online no site oficial do programa, durante o período de 4 dias, estipulado pelo MEC.

O processo é feito com a senha de inscrição do último Enem, o número do CPF e a senha cadastrada. Além disso, há, ainda, um formulário socioeconômico que o aluno deve responder e incluir todo o grupo familiar nele.

Inclusive, atente-se a veracidade da informação, já que, depois de aprovado, o aluno precisa apresentar todos os documentos e comprovações de renda a universidade em questão para ser conferido e, caso tenha erro, a vaga é indeferida.

Nesse período, inclusive, o estudante acompanha as notas de corte dos cursos e universidades oferecidas e pode fazer alterações buscando se encaixar, com uma melhor colação, em uma delas.

Prouni 2023: Tipos de Bolsa

Como citado acima, o programa oferece bolsas parciais e totais. Confira os pré requisitos:

  • Bolsa Parcial

50% de bolsa no Ensino Superior é direcionada ao aluno que tem a renda mensal per capita de até 3 salários mínimos.

  • Bolsa total

100% de bolsa no Ensino Superior é direcionada ao aluno que tem a renda mensal per capita de, no máximo, 1,5 salários mínimos.

Prouni e FIES

Tendo em vista que o Prouni 2023 não cobre toda a mensalidade, o estudante pode usar o outro benefício do Governo para complementar o valor.

Nesse caso, é usado o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, o qual financia, em até 90%, de acordo com a renda do aluno e outras condições socioeconômicas, o valor da mensalidade e, nesse caso específico, sem a necessidade de fiador.

Prouni 2023: Dúvidas

  • Quais os cursos e faculdades que fazem parte do programa?

O programa comporta centenas de cursos distribuídos por todo o país e, por isso, a lista sofre, com frequência, alterações. Por isso, o indicado é ir no site oficial do Prouni 2023, lá, você terá acesso ao número de vagas disponíveis, as cidades e as universidades integrantes.

  • Há cotas no Prouni?

Sim. O programa oferece cotas a alunos às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios.

Nesse caso, o número de vagas destinados a essas ações afirmativas têm como base os dados do censo do último IBGE.

  • Há quantas chamadas no Prouni?

Após a primeira, as vagas não ocupadas recebem o nome de remanescentes, assim, ficam disponíveis para uma nova seleção.

Se ainda sobrarem, após a matrícula, mais uma e última seleção ocorre. Mesmo que as vagas não sejam preenchidas as seleções tem um tempo limitado para acontecerem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.