O Pronatec 2023,  faz referência ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, e é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem como objetivo principal possibilitar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho por meio da aquisição de diplomas de nível técnico.

Pronatec 2023
Pronatec 2023

A democratização do ensino é uma das vertentes do  Pronatec 2023 e, por isso, é destinado a alunos de baixa renda. Nesse sentido, considerando que o mercado de trabalho atual exige, em sua maioria, profissionalização, a oferta de cursos profissionalizantes, assim como cursos técnicos, possibilita a entrada desses jovens e adultos no mercado.

Confira: Enade 2023

Pronatec 2023: Atuação 

O programa atua ainda em todas as redes: municipais, distritais, estaduais e ferais, por meio dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAI, o SENAC, o SENAT e o SENAR.

Além desses, há ainda os subprogramas, os quais foram personalizados para atender, de forma eficiente, as necessidades únicas de cada público. Confira:

  • E – PRONATEC

Essa modalidade é em parceria com a e- TecBrasil e oferece os cursos profissionalizantes e os técnicos completamente a distância, com o objetivo de otimizar e de flexibilizar os estudos.

  • PRONATEC EJA

O EJA faz referência a educação de jovens e adultos que, independente dos motivos, não concluíram os estudos dentro da idade apropriada. Assim, é oferecido a eles cursos através da bolsa formação.

Pronatec 2023: Inscrições 

Como o Pronatec 2023 é uma parceria com as escolas profissionalizantes, as inscrições, assim como o número de vagas, é definido pela escola em questão.

Por isso, atente se aos prazos da escola escolhida por você. Ainda assim, para auxiliá-lo, há a possibilidade de consultar as vagas da região em que você deseja ingressar e, até receber notificações de disponibilidades das vagas.

Para isso, acesse o site oficial do Pronatec e preencha os seus dados pessoais assim como os cursos de interesse e a região, você será notificado em qualquer mudança.

Pronatec 2023: Cursos 

Os cursos disponibilizados são gratuitos e oferecidos tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância, a qual inclui vídeo aulas gravadas,  apostilas e professores direcionados para sanar dúvidas online.

Tudo isso com o objetivo de abranger o maior número possível de alunos.

Nesse contexto, a fim de atingir um maior número de pessoas, há duas possibilidades de cursos dentro do programa Pronatec 2023. São eles:

  • Cursos técnicos

Essa modalidade é voltada para a educação do aluno técnica do aluno voltadas para atividades dos setores de serviço e produção.

O conhecimento obtido é prático e técnico, e tem como único pré requisito estar cursando o ensino médio ou ter ter concluído.

O curso tem duração de, no mínimo, um ano e meio e, no máximo, dois anos, com uma carga horária que varia de 800 a 1200 horas.

  • Formação Inicial e Continuada

Essa modalidade tem como diferencial uma formação mais específica e, por isso, tem um público maior, isso é, pode ser feita por alunos no ensino médio até trabalhadores em reabilitação profissional.

O curso, inclusive, é menor que o técnico, e tem como duração, no mínimo 3 meses e, no máximo, 6 meses, com uma carga horária que chega a 160 horas.

Pronatec 2023: Modalidade dos técnicos

Os cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec 2023 são divididos em três modalidades, são elas:

  • Cursos Técnicos Concomitantes

Direcionados para alunos que estão cursando o 3º ano e tem interesse em realizar o técnico. O contato deve ser feito diretamente com a universidade de interesse.

  • Custos Técnicos Integrados

Direcionados para estudantes que vão iniciar o ensino médio e desejam integrá lo com o ensino técnico. Além disso, é destinado também aos que se enquadram no EJA.

  • Cursos técnicos subsequentes

Destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam uma formação técnica. Nesse, o diferencial é que a seleção é feita mediante nota do Enem.

São diversas as informações sobre o Pronatec 2023, fique atento as modalidades e aos prazos de inscrição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.