Criado em 2014 pelo governo do então presidente Lula, o FIES, é o Fundo de Financiamento Estudantil que tem como finalidade democratizar o acesso à educação no país. Nesse cenário, fornece investimentos a alunos cujo a renda familiar per capita é de até 3 salários mínimos, para ingressar da Universidade Privada. Todo o processo começa por meio de uma Pré-Inscrição Fies 2023 e, a partir daí, durante dois meses, o aluno tem acesso às universidades.

Pré-Inscrição Fies 2023
Pré-Inscrição Fies 2023

Nesse quadro, a Pré-Inscrição Fies 2023 é, de fato, a inscrição para o programa, a qual é feita por meio do site oficial do fies, e conta com os dados do estudante, tanto pessoais, quando socioeconômicos, assim como os dados dos familiares e, caso necessário, dos fiadores.

Confira: Caixa Fies 2023

Pré-Inscrição Fies 2023: Pré-requisitos

  • Renda familiar per capita de até três salários mínimos
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, e ter tirado, no mínimo, 450 pontos das provas objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e, ainda, não ter zerado a Redação.
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010, já que a nota para concorrer ao processo é a maior comparada com todos os anos.
  • Não ter recebido bolsa integral do Prouni.
  • Não ter sido beneficiado, sob nenhuma hipótese, pelo programa FIES na vida acadêmica.
  • Esteja com a matrícula trancada em outra instituição de ensino também usando o Fies.

Inscrição

As inscrições abrem, tradicionalmente, no mês de Janeiro e de Junho e ficam abertas por 5 dias. Nesse período o candidato deve se inscrever por meio do seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Fies
  2. Clique em “Pré-Inscrição”
  3. Preencha o campo com os seus dados pessoais
  4. Preencha os campos com os nomes dos seus familiares e suas respectivas rendas brutas.
  5. Em seguida, escolha o curso desejado e a cidade onde deseja estudar
  6. O programa oferecerá três opções próximas à localidade que você escolher e você poderá se inscrever nas três, tendo maior possibilidade de aprovação.
  7. Confirme e aguarde o resultado

 

Pré-Inscrição Fies 2023: Nota de corte

É importante citar que, o processo é feito tendo como base a nota do ENEM, e acontece da seguinte forma:

Em cada curso, há uma nota de corte, isso é, um valor usado como base para que o estudante possa concorrer ao curso em questão, a qual é definida tendo como base a média dos estudantes concorrentes.

Desse modo, o estudante que possuir uma nota maior que a de corte, tem uma chance muito maior de ser aceito no curso desejado ou de ocupar as primeiras vagas.  Ainda assim, mesmo quem esteja abaixo da cota de corte pode ainda ser pré-selecionado, visto que as chamadas duram 30 dias e, muitos estudantes decidem da contratação por diversos motivos.

Logo, é importante ficar atento aos critérios para analisar e decidir qual a melhor opção tanto de curso quando de universidade, levando em conta a nota do aluno em questão.

Pré-Inscrição Fies 2023: Resultado

O resultado sai após sete dias do encerramento das inscrições. É válido lembrar que, mesmo quem não tenha sido selecionado de primeira, há, ainda, a possibilidade de aprovação nos próximos 30 dias, já que as universidades chamam individualmente no site e, caso algum concorrente desista, independente do motivo, a vaga é passada para o próximo.

Por isso, é ideal que o aluno acompanhe todos os dias o site do FIES e deixe, ainda, todos os documentos já preparados, já que, se aprovado, o processo para manifestar interesse na vaga é rápido, com duração de, no máximo cinco dias.

É válido ressaltar ainda que, no início do ano, é disponibilidade um calendário com as datas oficiais do programa e, é importante ficar atento a elas para evitar a perda dos prazos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.