O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo democratizar o ensino e, nesse sentido, faz isso por meio da disponibilidade de financiamentos estudantis para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior Privado. Nesse caso, é usado a nota obtida na prova do Enem como critério de classificação e o resultado é disponível individualmente no site do MEC, seguido da classificação via Lista de Espera Fies 2023.

Lista de Espera Fies 2023
Lista de Espera Fies 2023

O processo de inscrição dura, aproximadamente, cinco dias. Porém, o resultado pode sair durante 30 dias, já que é individual. Assim, é importante acompanhar a Lista de Espera Fies 2023 diariamente, já que quando o candidato pré-selecionado não manifesta interesse pela vaga em três dias, ela é disponibilizada ao próximo da lista.

Confira: Renegociação Fies 2023

Lista de Espera Fies 2023: Pré-requisitos

O processo do financiamento exige alguns pré-requisitos socioeconômicos e estudantis. São eles:

  • Renda familiar per capita de até três salários mínimos, no caso da modalidade FIES e, até de cinco salários mínimos no caso da modalidade P-Fies.
  • Ter participado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e ter obtido, no mínimo, 450 pontos das provas objetivas e não ter zerado a Redação. A partir do ano de 2010, sendo usado a maior nota.
  • Não ter recebido bolsa integral do Prouni.
  • Já ter sido beneficiado pelo programa FIES em algum momento da vida acadêmica.
  • Caso esteja com a matrícula trancada em outra instituição de ensino também usando o Fies.

Lista de Espera Fies 2023: Inscrições

As inscrições são feitas por meio do site oficial do Fies e, nele o candidato insere os dados pessoais e financeiros de todos os membros familiares, o incluindo e, ainda, insere o número de inscrição do Enem e os dados educacionais.

Além disso, escolhe o curso no qual deseja fazer parte e as universidades que tem interesse de concorrer, tudo isso por meio de uma localização específica, já que dentro dessa, são oferecidas algumas opções de universidades, facilitando o processo e aumentando as possibilidades.

Lista de Espera Fies 2023: Resultado

De acordo com as notas o candidato é pré-selecionado e, a partir daí, precisa comparecer a CPSA, isso é, a Instituição Escolar com os documentos necessários para efetivar a primeira parte do processo.

Em seguida, a Instituição fornece ao aluno a DRI, Declaração de Regularidade da Instituição, a qual deve ser levada ao banco junto com todos os documentos pessoais e financeiros do aluno e dos familiares.

Além disso, há alguns casos específicos, quando a renda per capita ultrapassa um salário mínimo e meio por família, em que é preciso de dois fiadores que juntos ganhem, no mínimo, o dobro do valor oferecido pelo financiamento, para que possam arcar com os custos no caso de inadimplência do aluno.

Lista de Espera Fies 2023

A lista em si dura aproximadamente 30 dias e, diariamente, assim como o citado acima, deve ser conferida. Isso porque o processo de transferência de vagas ocorre de forma imediata, tendo o candidato dias mínimos para comparecer à Instituição e ao banco para garantir sua matrícula.

Por isso, caso você esteja participando do fies, a dica aqui é providenciar todos os documentos necessários e deixá-los separados, caso seja selecionado, o processo será ainda mais fácil.

Nesse sentido, é importante lembrar que, as notas de corte são uma base importante da seleção, já que, de acordo com tal nota, os mais próximos a ela, ou com notas maiores, tendem a obter as vagas de imediato, porém, não é um critério eliminatório e, nas listas de chamada, as possibilidades de chamarem alguém com nota inferior são amplas.

Assim, atente-se aos prazos do FIES, desde a inscrição as convocações, para que consiga realizar o sonho de entrar em uma Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.