Programa estudantil criado no governo Lula no ano de 2014, o FIES, Fundo de financiamento estudantil tem como objetivo democratizar o acesso à educação superior no país. A partir daí, oferece a opção de financiar, sem juros, as mensalidades em universidades particulares, assim, o aluno começa a estudar após a Lista de Aprovados Fies 2023 e só paga o financiamento depois de formado.

Lista de Aprovados Fies 2023
Lista de Aprovados Fies 2023

A Lista de Aprovados Fies 2023 tende a sair, aproximadamente, 10 dias depois do processo de inscrição, o qual é simples e gratuito. Tem como critério principal de aprovação, a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM feito a partir de 2014 já que, para esse processo em específico, a nota usada é a maior média obtida em todos os anos.

Confira: Resultado Fies 2023 

Lista de Aprovados Fies 2023: O programa

O programa engloba centenas de universidades distribuídas em todas as regiões do país e com, aproximadamente, 100 vagas por ano, divididas em dois semestres.

Além disso, há a opção de juros zero e a de P-fies, as quais tem como base:

  • FIES – juros zero: Renda per capita de, no máximo, três salários mínimos.
  • P – FIES – juros baixos, definidos pelo banco: Renda per capita de, no máximo, cinco salários mínimos.

Além desses, há alguns pré-requisitos obrigatórios para ambos. São eles:

  • Ter feito a prova do ENEM e ter tirado, no mínimo, 450 em todas as vertentes da prova (Ciências Humanas/ Ciências da Natureza/ Linguagens/ Matemática.)
  • Não ter zerado, sob nenhuma hipótese, a redação.
  • Não ter usado o programa em nenhum momento da vida acadêmica o programa em questão.

Lista de Aprovados Fies 2023: Inscrições

Assim como citado acima, as inscrições acontecem duas vezes por ano, mais precisamente em Janeiro e em Junho. O processo obedece ao seguinte passo a passo:

  1. Acesso o site oficial do FIES
  2. Faça o cadastro com o seu número de inscrição do Enem e o seu e-mail e senha do portal Gov. (O mesmo usado no Enem)
  3. Preencha com os seus dados pessoais, com os dados básicos da família e com sua escolaridade.
  4. Selecione o curso desejado e o grupo de preferência.
  5. Conclua a inscrição e aguarde o resultado.

Nesse caso, o grupo de preferência faz referência a um grupo que conta com diversas universidades e que são separados por localidade.

Por exemplo, ao selecionar o grupo de preferência Belo Horizonte, aparecerá a quantidade de vagas disponíveis para o curso decidido em todas as universidades da capital e, ainda, as que se localizam mais próximas a ela, para que o aluno possa permanecer próximo do local de interesse.

Dentro desse grupo, é possível escolher até três universidades e, assim, com o aumento do número de vagas, aumenta também o número de chances de aprovação.

Lista de Aprovados Fies 2023: Resultado

A Lista de Aprovados Fies 2023 deve ser conferida todos os dias após o resultado. Isso porque os candidatos são pré-selecionados e, a partir daí, ainda precisam cumprir com uma série de obrigações, que vão desde levar todos os documento na universidade escolhida, até comprovar renda de toda a família e, quando necessário, dos fiadores no banco.

Nesse caso, há bastante desistências e, assim, o próximo da lista é selecionado e precisa participar de todo o processo citado acima. Tudo isso ocorre em, no máximo, cinco dias e, por isso, é necessário que o estudante já esteja com os documentos preparados para garantir a vaga com facilidade.

O processo de aprovação até a formação da turma, de fato, tem duração de, aproximadamente, um mês e, por isso, durante todo esse mês há a possibilidade de aprovação.

Assim, o candidato deve conferir, diariamente, na página oficial do FIES, sua colocação e ficar atento aos prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.