O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem suas Inscrições Encceja 2023 abertas quatro vezes ao ano e tem como objetivo medir, por meio de uma avaliação tradicional, as habilidades e competências do adultos e dos jovens que fizeram o Ensino Médio e Fundamental de maneira não regular. O exame garante que esses estudantes estejam aptos para um próximo nível profissional, seja ele médio ou superior.

Inscrições Encceja 2023
Inscrições Encceja 2023

O processo é ainda gratuito e feito em parceria com as  Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação do país, os quais são responsáveis pela emissão dos certificados de aptidão e proficiência do Exame.

As Inscrições Encceja 2023 são dividas em quatro estágios, os quais tem diferentes pré-requisitos e englobam diferentes estudantes.

Confira: Novas regras Fies 2023

Inscrições Encceja 2023: Categorias 

  • Encceja Nacional – Destinado aos residentes brasileiros
  • Encceja Nacional PLL- Destinado aos residentes privados de liberdade ou, ainda, aos que cumprem medidas socioeducativas.
  • Encceja Exterior – Destinado aos brasileiros os quais moram no exterior.
  • Encceja Exterior PPL – Destinado aos residentes, no exterior, privados de liberdade ou, ainda, aos que cumprem medidas socioeducativas.

Inscrições Encceja 2023: As provas

As provas do Encceja tem conteúdos básicos que vão de acordo com a escolaridade em questão, como o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

No geral, as provas são feitas em um só dia, dividas no turno da manhã e no turno da tarde. Nesse sentido, as quatro modalidades ocorrem em dias distintos, porém, o estilo da avaliação é o mesmo.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha cada e, em cada uma delas, avaliam os seguintes componentes dessas áreas curriculares:

  • Ensino Fundamental 

Ciências Naturais

Matemática

História e Geografia

Artes, Redação, Língua Estrangeria, Educação Física e Língua Portuguesa.

  • Ensino Médio 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Matemática e suas Tecnologias;

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);

Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia e Sociologia, Geografia e História)

Inscrições Encceja 2023: Preparação 

Com o objetivo de garantir um melhor resultado nas avaliações, o MEC, disponibiliza materiais gratuitos de estudo em sua página oficial.

O material é composto por uma apostila introdutória e mais quatro apostilas destinadas a orientações dos professores. Além dessas, há ainda as apostilas destinadas para os estudantes, as quais somam oito, divididas entre: 4 para o nível fundamental e 4 para o nível de ensino médio.

Além dessas, há, ainda, uma dissertação, a qual é dissertativo argumentativo, onde o aluno deve expor o que pensa e inserir argumentos que embasam, com propriedade, sua opinião. Nesse quadro, o tema tende a ser de origem política, econômica e social, com alta relevância na atualidade.

Inscrições Encceja 2023: Tentativas

Caso o estudante não consiga as médias exigidas nas provas objetivas e na redação, ele pode realizar o processo novamente no próximo ano e, assim, sucessivamente, até obter a média esperada.

Só é necessário refazer a inscrição a cada ano, para garantir que o interesse ao projeto fique ativo.

É válido ainda ressaltar que não há uma idade máxima para a fazer a prova, porém, há uma idade mínima. Essa, maior que quinze anos quando a prova desejada faz referência ao Ensino Fundamental e, maior de dezoito anos, quando a prova é direcionada ao Ensino Médio. Tudo isso tendo como base a idade quando é realizada a prova.

Inscrições Encceja 2023

As inscrições são feitas pelo site oficial do programa enccejanacional.inep.gov.br/encceja/

O processo é rápido, prático e gratuito, já que só precisa do Cadastro de Pessoa Física e da Carteira de Identidade ou outro documento com foto.

O prazo das inscrições são em torno de dez dias, por isso, é necessário ficar atento a abertura das inscrições.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.