O fundo de financiamento estudantil, FIES, tem como finalidade promover o acesso dos jovens na Instituição de Ensino Privada, o qual ocorre por meio do financiamento, a juros zero, das mensalidades. Nesse sentido, o programa abre inscrições duas vezes ao ano, no mês de janeiro, referente ao primeiro semestre e em julho, sendo o Fies Segundo Semestre 2023. 

Fies Segundo Semestre 2023
Fies Segundo Semestre 2023

A cada semestre são disponibilizadas, aproximadamente, 100 mil vagas divididas entre os dois semestres, bem distribuídas em todas as regiões do país além de contar com centenas de universidades. Nesse ano, o Fies Segundo Semestre 2023 ficará responsável por disponibilizar 40% do total das vagas.

Confira: Seleção Fies 2023

Fies Segundo Semestre 2023: Pré-requisitos 

A porta de entrada do programa é a nota do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, e pode ser feita com a nota obtida a partir do ano de 2010, sendo que, a maior nota, de todos os anos, é a usada, automaticamente, no processo.

Além disso, há outros pré-requisitos, são eles:

  • Ter obtido, no ENEM, nota maior que 450 em todas a quatro provas objetivas ( Ciências Humanas/ Ciências da Natureza/ Matemática/ Linguagens )
  • Não ter zerado, sob nenhuma hipótese, a prova de redação.
  • Ter renda familiar per capita de, no máximo, três salários mínimos

Fies Segundo Semestre 2023: Inscrição 

A inscrição é gratuita, e fica disponível por, aproximadamente, 5 dias. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Fies.
  2. Clique em Inscrição Fies.
  3. Preencha com os seus dados pessoais e estudantis.
  4. Preencha os seus dados socioeconômicos e o de seus familiares.
  5. Em seguida, escolha o curso que você quer concorrer e as universidades desejadas.
  6. Conclua a inscrição.

Fies Segundo Semestre 2023:  Curso 

A escolha do curso, no processo do FIES, é feita de forma diferente. Na inscrição, você seleciona o curso desejado e, logo após, a região que deseja estudar.

Nesse quadro, a partir da região escolhidas são disponibilizados as Universidades que cabem dentro dessa região, a qual contém as cidades mais próximas, assim, o candidato pode escolher até três delas para participar do processo.

Assim, as chances de aprovação são ainda maiores.

Fies Segundo Semestre 2023: Pré-seleção

O resultado é disponibilizado, no máximo, em até 15 dias após o fim das inscrições e deve ser acompanhado individualmente pelo site, já que não é divulgado em uma lista.

No site, irá aparecer que o aluno foi Pré-selecionado e, após isso, é só clicar em “Complementar inscrição” e disponibilizar os dados exigidos pelo Ministério da Educação, como o nome e a renda do fiador, quando necessário.

Fies Segundo Semestre 2023: Matrícula 

Após complementar a inscrição, o aluno deve comparecer à Universidade em questão e apresentar os documentos, comprovando os dados da matrícula.

Após a conferência dos documentos, será disponibilizado ao aluno o DRI, Documento de Regularidade de Inscrição, o qual deve ser entregue no banco e, a partir daí, o contrato será efetivado.

Documentos necessários

Documentos de identificação com foto

Do estudante e de todos os membros do grupo familiar. Aqui, podem ser usados Carteira de Identidade, Carteira de trabalho, Passaporte e Carteira de motorista.

Comprovante de residência

Aqui, podem ser usados conta de luz, água, telefone ou boleto de cartão de crédito. Além disso, no caso do comprovante não estar no nome do aluno, como, por exemplo, no nome dos pais, é preciso providenciar uma declaração feita a próprio punho com o local onde reside e autenticar no cartório.

Comprovante de rendimento

Em caso de autônomos, o comprovante pode ser o Imposto de Renda. Em caso de assalariados ou aposentados, o comprovante deve ser o contracheque dos últimos três meses.

Além disso, caso o aluno não exerça atividade remunerada, é necessário também o xerox da carteira de trabalho em branco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.