Criado pelo Ministério da Educação no ano de 1999, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Fies 2023 é o Fundo de Financiamento Estudantil que permite o financiamento, sem juros, de mensalidades das universidades e das faculdades privadas do país.

Fies 2023
Fies 2023

O objetivo do Fies 2023 é garantir que mais estudantes tenham acesso à educação e, por isso, disponibilizam descontos de até 95%, de acordo com o cenário econômico de cada família e dentro dos pré requisitos estipulados para estudantes de todos os países, com universidades abrangentes em todos os estados.

Confira: Vestibular UFF 2023 

Fies 2023: Quem pode se inscrever?

Como o processo seletivo faz referência a entrada nas universidades, é necessário que o estudante tenha terminado o Ensino Médio. E, além disso, tenha feito o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e obtido, no mínimo, 450 pontos nas médias das quatro provas e não ter zerado, independente do motivo, a redação.

Há ainda a questão financeira e, para concorrer ao financiamento, a renda mensal bruta familiar deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Inscrição

O processo é feito na plataforma Fies Seleção, por meio do seguinte passo a passo:

  1. Acesse a página http://fiesselecao.mec.gov.br
  2. Informe o seu CPF e a senha cadastrada no site GOV
  3. Em seguida, preencha com os seus dados pessoais, os dados econômicos da sua família e preencha, com atenção, o formulário socioeconômico.
  4. Na página seguinte, selecione o seu grupo de preferência e, por fim, o curso e as universidades desejadas
  5. Conclua o processo e aguarde o resultado

Observações

O grupo de preferência do Fies 2023 é determinado pela cidade e estado escolhidas por você. Dentro desse, você é direcionado para as universidades e faculdades que estão mais próximos e, todas elas, compões o grupo de preferência.

Assim, você pode selecionar até três opções de universidade dentro do mesmo grupo, o que, na prática, significa que você compete em um número maior de vagas.

Por exemplo:

  • Grupo de preferência: Belo Horizonte – Minas Gerais
  • Curso: Enfermagem
  • Opções: Faculdade de Minas 12 vagas

Assim, você concorre a 40 vagas e pode ser selecionado em qualquer uma dessas faculdades.

Fies 2023: Cursos disponíveis

Assim como as universidades públicas, todos os cursos estão disponíveis para o Fies 2023. Porém, as vagas são restritas e, as universidades podem escolher em qual ou quais cursos desejam ofertá – las.

Há, antes da inscrição, a possibilidade de conferir se a faculdade desejada terá o curso em questão e o seu número de vagas disponível para que o candidato possa se preparar para a seleção.

A seleção

A seleção é feita via nota de corte definida pelo Enem e através das médias dos candidatos inscritos. Ou seja, o processo fica aberto por 3 dias e, a todo o tempo, as notas são atualizadas de acordo com a concorrência.

Logo, para você ficar ainda mais próximo de obter a vaga, é ideal que a sua nota seja maior que a nota de corte do curso desejado, porém, como há outras chamadas, há a possibilidade de você ser pré-selecionado com uma nota menor.

Por exemplo: Enfermagem – Minas Gerais – Nota de corte: 620. Assim, a média das suas notas precisa ser igual ou maior a 620, como citado acima.

É válido ressaltar ainda que, a nota de corte é uma referência, já que  aprovação é de acordo com o número de vagas e cabe alguns critérios desempate.

Fies 2023: Critérios de desempate

Em caso de notas idênticas no Enem, o critério de desempate segue os seguintes pré requisitos:

  1. Maior nota de redação
  2. Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias
  3. Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias
  4. Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias

Fique atento as prazo de inscrição do Fies 2023 e as suas atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.