O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023, é uma prova realizada anualmente com a intenção de avaliar o nível do Ensino Médio de todas as escolas do país, seja ela pública ou particular, de maneira geral. Além disso, é por meio da nota obtida nessa prova, que os estudantes têm acesso ao Ensino Superior, sendo a chave para diversos programas governamentais.

Enem 2023
Enem 2023

Nesse contexto, são diversos os programas que aceitam a nota do Enem 2023, inclusive há opções de ingresso em faculdades internacionais, como Coimbra em Portugal e, ainda, a possibilidade de, em caso de atraso no Ensino Médio, por motivos de reprovação, por exemplo, conseguir regulamentar o processo garantindo a nota necessária na prova.

Veja ainda:  Fies 2023

Enem 2023: A prova

O exame é composto por 180 questões e uma redação, divididas nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias- 45 questões
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias- 45 questões
  • Linguagens e suas Tecnologias – 45 questões
  • Matemática e suas Tecnologias – 45 questões

Para redação é escolhido um tema, definido pelo Ministério da Educação, com grande relevância social, escrito na forma dissertativo argumentativo, na qual da o aluno a possibilidade de propostas de intervenção para sanar o problema levantado por ele.

As provas ocorrem ainda em duas etapas:

  • Primeira etapa

A primeira prova conta com 90 questões e são dividas em dois blocos: Linguagens e Ciências Humanas e suas tecnologias.

É nessa etapa também que é feita a redação. Assim, são 5 horas e 30 minutos disponíveis para a realização da prova.

  • Segunda etapa

A segunda etapa conta também com 90 questões, dividas entre Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Para a realização dos dois blocos são disponibilizadas 4 horas e 30 minutos.

Cada etapa é feita em um dia, tradicionalmente, em dois domingos, um seguido do outro.

Enem 2023: A inscrição

Todos os anos, durante o período de 30 dias, aproximadamente, a inscrição para a prova fica aberta por meio do site oficial do Inep.

O processo é simples e didático: é só preencher com os seus dados pessoais e responder a um formulário socioeconômico simples, em seguida, o aluno escolhe o local onde deseja fazer a prova.

Por meio do sistema é direcionado a uma escola próximo a sua residência, afim de facilitar ainda mais o processo.

O valor da inscrição, está em R$85,00 atualmente. Porém, há casos em que a isenção é garantida. São eles:

  •  Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Enem 2023: Benefícios

O Enem 2023 é o meio principal para ingresso na faculdade. É através dele, o acesso aos seguintes programas governamentais:

  • SISU – Sistema de Seleção Unificada: Essa modalidade é destinada, exclusivamente, para o acesso dos alunos nas Universidades públicas do país, sejam elas estaduais ou federais.
  • PROUNI – Programa Universidade para Todos: Nessa modalidade, é oferecido ao aluno bolsas de 100% e 50% nas faculdades particulares do país que tem parceria com o INEP.
  • FIES – Financiamento Estudantil do Governo Federal: Nessa modalidade, o aluno, mediante uma seleção, consegue uma porcentagem considerável de desconto na mensalidade e, o melhor de tudo, sem juros, com o pagamento do restante após a conclusão do curso.

Observação

Mesmo que o estudante não esteja no último ano do ensino médio, há a opção de realizar a prova como treino desde o primeiro ano, sendo uma ótima forma de se preparar para o processo seletivo.

Fique atento aos prazos e mudanças no Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.