O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja tem como objetivo medir o nível de proficiência de alunos que não fizeram o ensino médio ou o ensino fundamental de maneira tradicional. A certificação é obtida por meio de uma prova e, os detalhes de todo o processo está no Edital Encceja 2023.

Edital Encceja 2023
Edital Encceja 2023

O Edital Encceja 2023 tem todas as informações necessárias para os candidatos. Desde as datas pontuais, como a de inscrição, prova e resultado, como o conteúdo abordado na avaliação, o que elimina o candidato e o que vai de acordo, ou não, com as regras do programa. Sendo, portanto, uma leitura obrigatória e essencial.

É válido ressaltar que, o programa é feito pelo Ministério da Educação e tem como parceiros diretos as Secretarias de Educação e os Institutos Federais, os quais somam 32 instituições e disponibilizam cerca de 290 campis para a realização das provas. Tudo isso, muito bem distribuído em 24 estados para integrar todas as cinco regiões do país.

Confira: Redação Encceja 2023 

Edital Encceja 2023

O acesso ao edital é feito de forma simples e gratuita, por meio do seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do INEP
  2. Clique na aba “Educação Básica”
  3. Em seguida, clique em “Encceja”
  4. E, por fim, clique em “Editais e Portarias”
  5. Clique em “baixar edital”

A leitura desse é essencial, assim como a atualização do site, uma vez que, é comum que haja algumas retificações, ou seja, algumas correções do edital, mesmo que simples, como uma palavra ou até mesmo a alteração prévia de alguma das datas pontuais.

Edital Encceja 2023: Prova

Toda a prova é destrinchada no edital. Isso é, é por meio dele que conhecemos a estrutura da prova, a forma como os conteúdos serão cobrados e a matéria base dessas.

Nesse sentido, a prova do encceja tende a ocorrer uma vez ao ano, salvo exceções, sobretudo no mês de dezembro, para que o aluno conclua essa etapa e, a partir do ano seguinte, tenha acesso ao próximo nível na sua educação, seja ele o ensino médio ou, ainda, a inserção direta no mercado de trabalho.

É válido ressaltar ainda que, a fim de democratizar ainda mais a educação no nosso país, o encceja conta com dois modelos de provas destinados a estudantes que buscam o certificado no ensino fundamental e aos estudantes que buscam o certificado no ensino médio.

Essas são dividas das seguintes formas:

Encceja para Ensino Fundamental 

  • Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Artes e Educação Física
  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • História, Geografia e Atualidades

Encceja para Ensino Médio 

  • Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia/ História/ Atualidades)
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Química, Física)
  • Linguagens e suas tecnologias (Literatura/ Português/ Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol)
  • Matemática e suas tecnologias

Edital Encceja 2023: O programa

O programa é dividido ainda em quatro etapas e, em cada uma delas, cabe um edital diferente. São elas:

  • Encceja Nacional: Direcionado a estudantes brasileiros que residem no país.
  • Encceja Nacional PPL: Direcionado a estudantes brasileiros que residem no país, mas estão em regime privado de liberdade ou, ainda, em medidas socioeducativas.
  • Encceja Exterior: Direcionado a estudantes brasileiros que residem fora do país de origem.
  • Encceja Exterior PPL:  Direcionado a estudantes brasileiros que residem fora do país de origem, mas estão em regime privado de liberdade ou, ainda, em medidas socioeducativas.

É importante ler o edital específico para a sua condição, para evitar o acúmulo de informações desnecessárias e ter uma base sólida durante a sua preparação para a prova.

Além disso, visando também um maior sucesso na obtenção da certificação, é ainda disponibilizado pelo MEC apostilas direcionadas com os conteúdos a serem estudados de maneira gratuita, informação que também conta no edital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.