O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é a oportunidade de inserção no Ensino Superior Privado por meio de um financiamento governamental sem juros. Nesse sentido, a Caixa Fies 2023 atua como o único agente financeiro, é ela a responsável por fornecer o financiamento e por gerir os fundos do programa.

Nesse sentido, a porcentagem do financiamento é determinada de acordo com a renda per capita da família, a qual é calculada automaticamente no momento da inscrição, por meio do site oficial do FIES. A Caixa Fies 2023 assume a porcentagem e repassa o valor a universidade.
É válido ressaltar que os financiamentos podem chegar até 100%, porém, os que não chegam, a porcentagem restante deve ser passada, mensalmente, para a Universidade pelo aluno, o processo recebe o nome de coparticipação. Além disso, o processo tem juros zero, facilitando a adesão a esse.
Confira: Renegociação Fies 2023
Caixa Fies 2023: Pré-Requisitos
O processo tem como porta de entrada a nota obtida no ENEM, portanto, o aluno deve ter feito o Enem a partir de 2010 e ter tirado, no mínimo, 450 pontos em todas as provas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens.
Além disso, não pode ter zerado, em hipótese nenhuma, a redação.
E, por fim, a renda per capita da família tem que ser de até três salários mínimos.
Caixa Fies 2023: Vantagens
São diversas as vantagens do FIES, como:
- Ingresso em uma Universidade de Ensino Superior bem avaliada pelo MEC.
- Sem Juros e tarifas
Caso você possua renda familiar até 3 salários mínimos, o juros é 0 e, além disso, caso a renda fique em até um salário mínimo e meio, você não precisa de um fiador.
- Prazo de carência
O financiamento só é pago após a conclusão do curso, quando o estudante estiver ingressado no mercado de trabalho. Além disso, há a possibilidade de fazer o pagamento total em até 14 anos e, ainda, respeita a renda do estudante, podendo ser cobrado somente uma porcentagem, sem comprometê-la.
- Formas de pagamento
O financiamento poderá ser cobrado por boletos ou via débito direto na sua conta-corrente.
No caso de boletos, o processo deve ser requerido no site oficial da Caixa, por meio do seguinte passo a passo:
- Acesse https://sifesweb.caixa.gov.br
- Clique em “Contrato Fies”
- Digite o seu CPF e sua senha de acesso do gov.
- Clique em “Contrato”
- E, em seguida, em “Boletos em Aberto”
- Imprima e efetue o pagamento até a data de vencimento para evitar a incidência de multas.
Caixa Fies 2023: Inscrições
- Inscrição
O processo é feito de forma gratuita, por meio do site oficial do FIES. Dura cerca de 5 dias e é feito por meio dos dados socioeconômicos do estudante e da família, além dos dados estudantis.
É importante ressaltar ainda que, no caso de solicitado durante a inscrição, é necessário indicar um fiador ou dois, cujo a renda seja o dobro do valor financiado.
- Seleção
Após aprovado, o estudante deve procurar a Instituição de Ensino responsável pelo processo com os documentos em mãos para comprovar a inscrição. Em seguida, receberá a DRI, Documento de Regularidade de Inscrição e, a partir daí, é só levar no banco.
- Finalização
Com a DRI, o aluno deve comparecer a Caixa com o fiador e, no caso, o cônjuge desse. Com os documentos em mãos para conferência e, por fim, assinatura do contrato.
Documentos
Aluno: DRI ,Proposta de seguro, Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Além disso, há a necessidade da certidão de casamento, se for o caso.
Fiador: Os mesmos documentos do aluno, além do Comprovante de Rendimentos, sendo Imposto de Renda ou o contracheque dos últimos 3 meses.
Fique atento aos prazos de inscrição e de comparecimento a Universidade e ao Banco, já que são processos rápidos, com duração de, no máximo, 7 dias.