O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja foi criado para medir o nível de proficiência do aluno que não realizou o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio de maneira tradicional, isso é, entre os anos pré-estipulados pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, a certificação é obtida por meio de uma prova e, a fim de garantir o mais número possível de resultados positivos, o MEC disponibiliza Apostila Encceja 2023 para auxiliar os alunos.

Apostila Encceja 2023
Apostila Encceja 2023

A Apostila Encceja 2023 é feita pelo MEC em parceria com os Institutos Federais e as Secretarias Estaduais de Educação. Esses últimos, são também os responsáveis pela aplicação da prova, a qual é realizada em, aproximadamente, 290 campis de 35 Institutos federais, os quais abrangem cerca de 24 estados.

Tudo isso tem como objetivo democratizar o acesso à educação e, ainda, garantir que o brasileiro tenha acesso a possibilidades dentro de um mercado competitivo.

Confira: Local de Prova Encceja 2023

Apostila Encceja 2023: Prova  

As provas do Encceja acontecem, geralmente, duas vezes por ano, uma no mês de janeiro e uma no mês de Julho.

Os conteúdos abordados são de acordo como a certificação exigida, isso é, conteúdos passados no Ensino fundamental e no Ensino Médio.

As provas contam com 30 questões de múltipla escolha de cada área de conhecimento, as quais totalizam 120 questões.

Além disso, contam também com uma redação do tipo dissertativo argumentativo, na qual é apresentada ao aluno um problema e pedido a ele uma dissertação sobre, seguido de soluções que validem seus argumentos.

As provas são divididas em:

Ensino Fundamental

  • Língua Estrangeira e Língua Inglesa
  • Artes
  • Educação Física
  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • História
  • Geografia

Ensino Médio

  • Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia/ História/ Atualidades)
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Química, Física)
  • Linguagens e suas tecnologias (Literatura/ Português/ Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol)
  • Matemática e suas tecnologias

É importante ressaltar que as provas acontecem somente em um único dia, sendo o domingo o mais comum, e são divididas em turnos, isto é, metade na parte da manhã e a outra metade na parte da tarde. Isso tudo para garantir o máximo de adesão dos candidatos a prova.

Apostila Encceja 2023

O MEC disponibiliza diretamente pelo site oficial no INEP as apostilas necessárias para embasar a preparação dos alunos. E, assim como todo o processo, o acesso às apostilas é também gratuito, além de simples.

Nesse contexto, pensando em acessar o maior número de alunos possíveis e facilitar esse processo, há apostilas direcionadas para os alunos e, também, para os professores.

São dividas da seguinte forma:

  • Material 01: Ensino Fundamental

Uma apostila introdutória + quatro apostilas de conteúdos do ensino fundamental

  • Material 02: Ensino Médio

Uma apostila introdutória + quatro apostilas de conteúdos do ensino médio

  • Material 03: Professor

Uma apostila introdutória + quatro apostilas direcionadas para professores

Os materiais sintetizam o conteúdo abordado e, tem como complemento, inúmeras questões, para que os estudantes treine os conteúdos objetivos em exercícios pautados nas situações cotidianas.

Apostila Encceja 2023: Passo a passo 

O acesso às apostilas são simples e feito mediante o seguinte a passo a passo:

Entre no site oficial do governo e

  1. Acesse a página do INEP
  2. Clique em “Encceja”
  3. Clique em “Apostilas com materiais de estudo para o encceja”
  4. Imprima a que está de acordo com a sua escolaridade.

É importante lembrar que, há uma nota mínima exigida para que o aluno esteja apto a receber a certificação. Porém, caso o aluno não obtenha essa nota é possível que ele repita a prova, quantas vezes for necessário, nos próximos anos, fazendo, exclusivamente, a área de conhecimento na qual ele foi reprovado.

Assim, a tendência é que o aluno direcione o foco e o estudo para só uma área e obtenha sucesso, o mais rápido possível, na prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.